Docker, do Básico a Orquestração e Clusterização - 1. Introdução

Docker, do Básico a Orquestração e Clusterização - 1. Introdução

Nessa série de artigos abordaremos tópicos para uma boa utilização do Docker .

Se você desenvolve ou desenvolveu para web deve ter esbarrado em problemas de configuração de ambiente ou padronização de ambientes para desenvolvedores, homologação e produção. Se pesquisou a respeito então provavelmente já ouviu falar sobre Docker, Vagrant, ou pelo menos Virtualbox.

Primeiramente vamos definir alguns conceitos.

Virtualização

Sem muitos rodeios é quando criamos um ambiente que roda sobre outro, e pode ser montado direto no hardware (Bare Metal) como no Xen, VMware, Hyper-V, ou via software (Hosted) como no Virtualbox, Paralel Desktops. Resumindo seja é um carinha que virtualiza a arquitetura de um PC e você pode literalmente instalar um sistema operacional em cima dele.

Host / Guest

Na vitualização tipo Hosted, o Host é o sistema operacional que está rodando no hardware e Guest é o sistema instalado.

Virtualbox

No mundo Dev o Software de Virtualização mais popular e ultilizado é o Virtualbox, que roda em sistemas Linux, Windows e MacOS entre outros. No Virtualbox podemos criar uma maquina-virtual e literalmente instalar qualquer Distro Linux ou versão do Windows nele.

Vagrant

Para tornar o uso do Virtualbox mais fácil para os desenvolvedores web o Vagrant, com ou sem ajuda de ferramentas como o puppet ou o chef, torna mais fácil provisionarmos um ambiente que seja idêntico ao ambiente que vai rodar em produção e compartilhar o código produzido na máquina host com a máquina guest (normalmente servidor linux)

Tá, mas e o Docker?

O Docker é um cara que entra onde a virtualização é um problema, na performance. Para ficar mais fácil de explicar veja a imagem abaixo.

Virtualização vs LXC

O Docker utiliza o esquema de LXC (Linux Containers) para rodar somente a parte que interessa do Guest OS e compartilhar parte dos recursos do kernel do sistema operacional Host.

Há quem diga que LXC é um tipo de virtualização, e outros mais ortodoxos dizem que não. Se quiser estude e me conta, porque na verdade isso no momento não me interessa muito, o que me interessa é que desse jeito subir um sistema é absurdamente rápido e leve.

O LXC permite que recursos, libs e configurações sejam “aprisionados” (é isso aí, e tem caras falam enjaulados tbm) em um path e isolados através de namespaces e chroot e rode como um processo.

Com a ajuda do AuFS (sistema de arquivos em camadas e que gerencia recursos de rede também) o Docker funciona como uma camada sobre o LXC, praticamente uma API.

Vantagens:

  • Sobe muuuuiiiitttoooo rápido - não precisamos do Guest OS todo.
  • Isola o sistema - chroot e processo único.
  • Fácil replicação - é tudo linux, é só pegar a imagem, subir em outro ambiente e mandar rodar o container dessa imagem.
  • Facilita a utilização dos Linux Containers - Subir um container LXC na unha dá muito mais trabalho que no Docker.

Desvantagens:

  • Overhead de entrada e saída - Demanda muita escrita e leitura.
  • Não tão isolado - há recursos do Kernel do sistema Host que são compartilhados, por mais seguro que seja pode ser passível de algum ataque bem sofisticado.
  • Só Linux: desvantagem que considero questionável já que são raros os webservers rodando Windows, e também nunca vi webservers rodando Unix, Solaris, Mac (imagina o preço de um servidor Mac). (obs: Se você usa Mac ou Windows como maquinha de Dev, é possível usar o Docker com o Boot2Docker ou o Docker-Machine. Veremos mais desse assunto no próximo artigo).

Adequando o vocabulário

No mundo LXC e do Docker não dizemos que temos um Guest OS, dizemos que temos um container. Também não temos snapshots, temos imagens.

To Be Continued

No próximo artigo vamos mostrar o básico do mundo dos containers.

Patrocinado:
Wellington F. Silva avatar
About Wellington F. Silva
Conhecido como Boina, Tom e Wsilva entre outros apelidos. Possui certificações Docker Certified Associate e ZCE PHP 5.3, autor do livro Aprendendo Docker, do básico à orquestração de contêineres publicado pela editora Novatec. Docker Community Leader em São Paulo, tem background em telecomunicações, programação, VoIP, Linux e infraestrutura.
comments powered by Disqus