Olá Mundo v2, agora com jekyll e github pages

Depois de um tempo no Blogger e de tentar dar uma cara melhor usando wordpress resolvi dar uma chance ao static blogging e de quebra testar o github pages. Afinal estou praticamente há 2 anos sem escrever aqui. Motivos para static blogging ao invés de outros CMSs? Muitos, abaixo alguns deles:

  • Performance do site (não há processamento)
  • Sem paus em gerenciadores de conteúdo (é só escrever em markdown)
  • Hospedagens baratas e algumas gratuitas (github pages)
  • Backup e deploys simples (git clone, altera, git push)

Apesar de ter alguns outros sites hospedados a locaweb me cansou com inúmeros reparos de servidores, atualizações que quebravam alguns dos sites, péssima qualidade de hospedagem e péssimo atendimento.

Não dá pra acreditar que ainda estavam com PHP 5.2 na “hospedagem profissional”, e que para atualizar para o 5.3 tinha que rolar umas maracutaias de tipo criar um arquivo como flag pra sinalizar a versão. PHP 5.4, 5.5, ou 5.6? Esquece Ruby e Python, piada, após diversos tutoriais e suportes via chat nunca consegui subir um hello world. Minto, uma vez eles mudaram alguma coisa (por causa de um chamado) e magicamente tinha uma aplicação usando rails, só que toda quebrada por incompatibilidade de versões de algumas gems.

Static blogging

Primeiro dei uma olhada nos caras mais famosos, Jekyll (ruby) e Hyde (python), mas acabei juntando muita informação e demorando para fazer uma escolha, cheguei até a cogitar usar algum escrito em php, se alguém quiser testar, esse carinha https://www.staticgen.com/ tem uma lista boa de static sites generators.

Qual?

Minha decisão se baseou na quantidade de documentação, tudo que eu queria que o blog tivesse (google analytics, add sense, integração com git, ferramenta de comentários, etc) eu encontrava fácil no Jekyll.

Para instalar e configurar segui o tutorial em http://jekyllrb.com/. Utilizei o tema (livre e gratuito) do Scotte https://github.com/scotte/jekyll-clean que precisei fazer poucos ajustes para adequar meus gostos e necessidades.

Onde?

A hospedagem fiquei na dúvida em usar o S3 da Amazon, ou o github pages. Optei pelo Github por causa da gratuidade e pela facilidade de deploy, já que não precisaria configurar hooks. É só seguir o tutorial em https://pages.github.com/. Até para usar um domínio próprio a configuração necessária estava lá e clara, o problema é que o site ficou fora do ar e até agora não sei se por causa dos banners ou por causa da mudança de IPs do github (mudei para a configuração nova mas não funcionou). Na verdadade creio que foi algum plugin do Jekyll que não funcionou. No fim mudei para o S3.

Comentários

Para comentários utilizei o consagrado Disqus que apesar de já ter a conta nele nunca consegui fazer o Wordpress utilizar, ou seja, a enchurrada de spams também parou.

E os paranauês do google?

O tema do Scotte já tinha suporte para adicionar o Google Analytics só tive que adaptar para mostrar também os banners do Add Sense e configurá-lo para as novas divs onde seriam carregados os novos banners.

E foi isso aí, um git push e tudo no ar. Você deve se perguntar: “Sério? Tudo no ar?” E na verdade não, só tive que esperar propagar os DNSs.

Divirtam-se e até a próxima…

;-)

Patrocinado:
Wellington F. Silva avatar
About Wellington F. Silva
Conhecido como Boina, Tom e Wsilva entre outros apelidos. Possui certificações Docker Certified Associate e ZCE PHP 5.3, autor do livro Aprendendo Docker, do básico à orquestração de contêineres publicado pela editora Novatec. Docker Community Leader em São Paulo, tem background em telecomunicações, programação, VoIP, Linux e infraestrutura.
comments powered by Disqus