PHP com Notices? Warnings? pode ser o output_buffering...

Saudações

Esse post vai ser curto, mesmo porque o intuito principal é não esquecer e resolver rápido na próxima.

Estava eu trabalhando esses dias quando um desenvolvedor de uma outra equipe me falou que algo estranho estava acontecendo, que na máquina dele um fomulário estava funcionando normal mas na máquina do designer estava dando pau.

Fui lá conferir e a mensagem era mais ou menos assim: Notice: Undefined index bla bla bla… Line x, bla bla bla… e logo abaixo: Fatal Error, bla bla bla… Headers Already Sent, bla bla bla…

Para resolver isso é fácil, só ir no arquivo que gerou o erro durante a execução na linha que o Notice reclamou e verificar que algum Array ou Objeto foi chamado numa posição que não existe o índice.

Exemplo:

echo $var[3];

Mas se não existe a posição 3 dessa variável o PHP vai lançar um Notice e continuar a execução.

Então comecei o checklist com o cara:

- Os arquivos fontes nas duas máquinas estão iguais?
- Sim, foram obtidos pelo servidor de controle de versão.

- O banco de dados usado está igual?
- Sim, ambas as máquinas estavam consumindo o mesmo servidor MySQL.

- Então sua máquina está com a diretiva error_reporting da configuração no

php.ini ignorando notices e a do designer não está ignorando. - Na minha máquina está ligado.

Verificando as duas máquinas estavam com o mesma configuração:

error_reporting = E_ALL | E_STRICT

Para mim algum código estava redefinindo essa diretiva durante a execução e tasquei uns var_dumps / die no código para ver. Mesma coisa.

Então dei meu braço a torcer e pesquisei aproximadamente 1h no Google e finalmente descobri.

A persistência dos dados deste formulário passava por uma validação dentro do “controller”, e se tudo desse certo gravava no banco usando o “model”. No final da execução lançava uma “flash message” com a mensagem de sucesso ou fracasso seguida de um redirect para um outro método do sistema que exibia essa flash message.

Com a diretiva output_buffering ligada a máquina do desenvolvedor lançava o Notice, continuava a execução e redirecionava normalmente pois só descarregava o código HTML do buffer no final da execução.

Já a máquina do designer com a diretiva output_buffering desligada lançava o Notice no código HTML e tentava fazer o redirecionamento. Como o header (cabeçalho) da página já tinha sido montado e despachado ele não conseguia despachar de novo o outro header e parava a execução lançando um “Fatal Error”

Moral da história, desconfie de tudo. Se as mensagens de Erros, Warnings e Notices do PHP não estiverem aparecendo desconfie do error_reporting mas também desconfie do output_buffering.

Abçs e inté

Patrocinado:
Wellington F. Silva avatar
About Wellington F. Silva
Conhecido como Boina, Tom e Wsilva entre outros apelidos. Possui certificações Docker Certified Associate e ZCE PHP 5.3, autor do livro Aprendendo Docker, do básico à orquestração de contêineres publicado pela editora Novatec. Docker Community Leader em São Paulo, tem background em telecomunicações, programação, VoIP, Linux e infraestrutura.
comments powered by Disqus